II Congresso Eucarístico envolve mais de cinco mil jovens piauienses

27-09-2010 23:11

Após 50 anos desde sua primeira edição, o Congresso Eucarístico Arquidiocesano voltou a acontecer em Teresina, tendo iniciado sua programação na última quinta-feira (23), se encerrando ontem (26), com várias celebrações e contando com a presença de milhares de fiéis que foram prestigiar esse enorme evento, que mobilizou dioceses de todo o Estado.

Na tarde do sábado (25), a Praça da Liberdade, centro de Teresina, foi palco do Momento de Animação com a Juventude, onde os jovens se fizeram presentes entoando cânticos e demonstrando a força de sua religiosidade, reforçando a necessidade de aproximar cada vez mais a juventude aos ensinamentos da Igreja, como foi destacado pelo seminarista Wilson Barbosa de Sousa, de 19 anos.

“Esse congresso é uma forma de trazer os jovens para mais próximo da Eucaristia, da Igreja, porque adorar o Senhor é ter fé em seus ensinamentos. Existe muita coisa no mundo atual que afasta os jovens da igreja, muitos caminhos errados. É indispensável nos dias de hoje ter fé e acreditar em Deus”, argumentou o seminarista.

Em seguida, a multidão seguiu em caminhada até a Igreja Catedral N. S. das Dores, na Praça Saraiva, onde foi realizada a Celebração Eucarística com a juventude, presidida por Dom Dilmas Lara Barbosa, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), contou com a presença de bispos de toda a arquidiocese, sem contar os mais de cinco mil jovens que compareceram à celebração, de acordo com a comissão de infreaestrutura do Congresso.

Os motivos que levaram a multidão de jovens ao congresso são vários, mas para a universitária Tayciany Stephany, de 20 anos, o fato de haver uma programação específica para sua faixa etária foi um atrativo a mais no evento. Para ela, a juventude precisa estar mais presente na Igreja e essa é uma ótima oportunidade para demonstrar sua fé.

“Espero que com essa iniciativa do congresso de direcionar parte de sua programação, uma missa para a juventude, os jovens possam levar um bom aprendizado daqui e continuem frequentando a igreja e levando essa religiosidade para seu dia-a-dia. Vou levar comigo muita coisa boa e vou ter sempre em mente que mesmo sendo jovens, precisamos ter interesse pela Eucaristia”, explicou Tayciany.

Segundo o coordenador geral do congresso, o arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, o evento teve como objetivo primeiro celebrar os 50 anos da primeira edição do Congresso Eucarístico e, acima de tudo, destacar os valores religiosos e propiciar um maior conhecimento teológico sobre a Eucaristia.

“É bastante gratificante vermos todas essas pessoas celebrando juntas, demonstrando sua fé e sua devoção à Deus. É importante a realização de eventos como esse já que muita gente não conhece bem o significado da Eucaristia, e além de conhecer o assunto, devem também participar e celebrar esse sacramento na Igreja”, concluiu Dom Sérgio.

Paróquia de Nossa Senhora do Amparo

Praça da Bandeira